Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Zodíaco (do latim zōdiacus, por sua vez do grego antigo ζωδιακός κύκλος, transl. zōdiakós kýklos, "círculo de animais", derivado de ζώδιον, transl. zōdion, diminutivo de ζῶον, zōon, "animal") é uma faixa imaginária do firmamento celeste que se estende aproximadamente a 8° ao norte e ao sul (medida em latitude celeste) da eclíptica, a qual inclui as órbitas aparentes do Sol, da Lua e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As divisões do zodíaco representam constelações na astronomia e signos na astrologia.
Na astrologia ocidental, e anteriormente na astronomia, o zodíaco é dividido em doze signos, cada um ocupando 30° de longitude celestial e correspondendo aproximadamente às constelações estelares: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Esses signos astrológicos formam um sistema de coordenadas celestes, ou mais especificamente um sistema de coordenadas eclípticas, que toma a eclíptica como origem da latitude e a posição do Sol no equinócio vernal como origem da longitude.
O zodíaco estava em uso na era romana, baseado em conceitos herdados pela astronomia helenística e pela astronomia babilônica do período caldeu (meados do primeiro milênio a.C.), que, por sua vez, derivava de um sistema anterior de listas de estrelas ao longo da eclíptica. A construção do zodíaco é descrita na abrangente obra de Ptolomeu do século II d.C., o Almagesto.
Embora o zodíaco permaneça a base do sistema de coordenadas eclípticas em uso na astronomia, além do sistema equatorial, o termo e os nomes dos doze signos são hoje principalmente associados à astrologia horoscópica. Na astronomia, o zodíaco de um determinado planeta é a faixa que contém o caminho desse corpo em particular; por exemplo, o "zodíaco da Lua" é a faixa de 5° acima e abaixo da eclíptica. Por extensão, o "zodíaco dos cometas" pode se referir à banda que abrange a maioria dos cometas de curto período.